O continente asiático veio com tudo para o Miss Universo 1969, arrebatou o título com a Miss Filipinas Glória Maria Aspillera Díaz e melhor traje típico com a Tailândia. Além disso Israel e o Japão ficaram respectivamente em quarto e quinto lugares. Melhor do que isso só em 1988 que no Top 5 ficaram nada menos, nada mais, que quatro candidatas asiáticas, Tailândia, Coréia, Japão e Hong Kong, que hoje pertence a China.
A Tailândia é o único país independente do Sudeste Asiático desde a sua fundação, há mais de seis séculos. No século XI o povo Thai é expulso da China e instala-se na atual Tailândia, adotando o budismo como religião, os pequenos Estados "thais" unificam-se em 1350, com a fundação do reino do Sião. Estes trajes representam as dançarinas deste reino chamadas de "apsaras", que originou o nome da Miss Universo 1965.
Conforme a mitologia hindu as "Apsaras" são seres celestes de uma beleza ímpar.Fontes: Almanaque Abril, Wilkipedia e o amigo Heitor Miranda que alertou para o nome das dançarinas com o nome de Apasha ou Apasra ou ainda Apassara Hongsakula. É difícil discernir o nome correto dela, pois a pronúncia em "thai" é muito diferente da nossa.
Foto: revista Manchete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário