terça-feira, 8 de maio de 2007

Miss Distrito Federal Universo 1954 - Ana Maria Corrêa Pagel Brandão Avelar Coelho Neto de Lacerda


Para entender as misses do Rio de Janeiro (Capital, Cidade, Município, Província e Estado).


No século XVI, o litoral fluminense atrai os colonizadores portugueses e os corsários franceses, devido ao comércio do pau-brasil. Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, combate os franceses e funda em 1 de março de 1565 a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Ainda no século XVI torna-se capitania. Em 1763, a cidade torna-se sede do Governo Geral, em substituição a Salvador. Em 1808, com a chegada da família real, o Rio de Janeiro passa a ser a sede do governo português. Após a independência do Brasil em 1822, o Rio continua como capital. Com o desenvolvimento da região de Campos, em 1834, a cidade vira município neutro e a província do Rio de Janeiro passa a ter como capital a cidade de Niterói. No Império o Rio de Janeiro continua sendo o centro político do país, mas com a decadência de suas áreas cafeeiras, o estado perde a força política para São Paulo e Minas Gerais. O processo de enfraquecimento econômico e político do Rio de Janeiro continua após a Revolução de 1930. Em 1960, a capital do Brasil muda-se para Brasília e a cidade do Rio de Janeiro se transforma no Estado da Guanabara, enquanto que o restante do Estado, passa a ser denominado Estado do Rio de Janeiro, com capital em Niterói. Em 1975, a cidade do Rio de Janeiro, que era o Estado da Guanabara se une com o Estado do Rio de Janeiro, formando um novo Estado do Rio de Janeiro, sendo então sua capital a cidade do Rio de Janeiro.

Nos concursos de beleza teremos então:

A Cidade do Rio de Janeiro

De 1954 até 1959 - como Miss Distrito Federal

De 1960 até 1974 - como Miss Guanabara

De 1975 até os dias de hoje - como um município. Miss Rio de Janeiro ou Miss Cidade do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro

De 1954 até 1974 - Miss Estado do Rio de Janeiro

A partir de 1975, com a fusão, o concurso passa a ser somente um.
Fontes: Almanaque Abril 1997, revistas: O Cruzeiro, Manchete, Fatos e Fotos, Mundo Ilustrado, livro "Saudades da Guanabara" de Marly Silva da Motta.
Foto: Patrícia Lacerda - Miss Distrito Federal Universo 1954 - revista Mundo Ilustrado

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do seu blog. Só tem mulher bonita. Parabéns!
Aproveito para pedir sua ajuda. Estou escrevendo um livro sobre o ano de 1969. Descobrí no Jornal do Brasil que a Miss do meu bairro (MISS CASCADURA), naquele ano, foi a Srta ANA MARIA FREITAS. Gostaria de obter maiores dados, como foto por exemplo. Já contatei o clube que que a elegeu, o CASCADURA T.C., mas até agora não logrei êxito, pois eles não têm arquivo histórico.
Você tem como me ajudar?
Aguardo seu retorno,
Fagundes.