Projetado em 1951, por Oscar Niemeyer, na ocasião do IV Centenário da cidade, o Copan foi inaugurado somente em 1962, e só seria finalizado totalmente, em 1966.
Foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo para se tornar um grande complexo hoteleiro que compreendia, além de apartamentos de luxo, teatro, cinemas, restaurantes, jardins, lojas e garagens subterrâneas.
Niemeyer não gostou das modificações do seu projeto original, ao longo dos anos.
O edifício, que fica na Avenida Ipiranga nº 200 é um marco da modernidade de São Paulo, tendo inclusive um código postal só dele. Tem uma população estimada em cinco mil moradores.
O prédio tem duas inscrições no Guiness Book (O Livro dos Recordes): uma por "maior área construída" e outra por "maior número de unidades", são 1160 apartamentos. Tem a maior estrutura de concreto armado do Brasil.
O arranha-céu parece uma bandeira desfraldada. Niemeyer utilizou-se da configuração sinuosa do terreno. O prédio tem 115 metros de altura e 120 mil metros quadrados de área construída.
Desta maneira, a obra de Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro do todos os tempos, e um dos mais importantes do mundo, só poderia mesmo encantar a dominicana Mariasela Lebrón, que voltaria para São Domingos e se formaria em Arquitetura.
Fontes: Livro "São Paulo 450 anos".
Foto: Esta nota é da revista Manchete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário