O Papa Bento XVI está no Brasil. Nesta sexta-feira, dia 11 de maio de 2007, canoniza o primeiro santo brasileiro, o Beato Frei Galvão, das famosas pílulas. Enquanto isso esperamos que um dia o nosso santo Padre Cícero, o "Meu Padim Pade Ciço", seja também canonizado.
No dia 22 de março de 2001, Padre Cícero foi eleito o Cearense do Século, em campanha promovida pela Rede Globo e TV Verdes Mares. Noticiado pela revista Isto É.
Cícero Romão Batista, o Padre Cícero (Crato-CE, 24/03/1844; Juazeiro do Norte-CE, 20/07/1934), fez seus votos de castidade aos 12 anos e foi ordenado em 1870. O articulista José Simão disse uma vez, num tom de sábia brincadeira, que todas as cearenses quando envelheciam, ficavam a cara da Rachel de Queiroz, eu creio que todos os homens acabam parecendo com o Padre Cícero, se não, na aparência, pelo menos na sabedoria.
Padre Cícero era alvo, louro e tinha os olhos azuis, era bem baixinho. Ele tinha toda a fé do mundo, afinal ter fé é uma dádiva divina, nem todos podem, Deus escolhe até seus fiéis. E Juazeiro do Norte é seu maior milagre.
Padre Cícero foi proibido de exercer suas funções sacerdotais em 1894. Mas continuou atendendo a população em sua casa, e conta-se que curou muitas pessoas. Foi Prefeito de Juazeiro por doze anos. Em 1914 foi nomeado vice-Governador do Ceará.
Você poderá ler inúmeras publicações sobre Padre Cícero e sua obra, além de um número exorbitante de literatura de cordel sobre sua vida santa, afora isso, inúmeras teses de mestrado e doutorado foram escritas sobre ele. Saber minúcias e intimidades, por exemplo: você sabia que ele foi eleito Deputado Federal e não assumiu?; Que ele recebeu o título de Doutor?; e por aí vai.....
Padre Cícero resolveu recrutar mulheres solteiras e viúvas para a organização de uma irmandade leiga, formada por beatas, sob sua inteira autoridade, para auxiliá-lo no trabalho pastoral. As beatas eram moças consagradas a Deus, uma forma de vida religiosa organizada no Sertão por um antigo missionário jesuíta, Padre Ibiapina.
Algumas das nossas Misses Ceará homenagearam estas beatas no Miss Brasil.
Para ilustrar vemos as misses Ceará 1967 ( Cláudia Maria Saraiva César) e 1981 (Glória Virgínia Pereira Chaves). Percebam que as duas carregam um estandarte, com a imagem do Padre Cícero e vestem roupas dos romeiros.
Fontes: Revista Isto É, O Cruzeiro de 13 de junho de 1964, Manchete, Biografias de Ilustres Brasileiros.
Fotos: 1 - Carlos Rodrigues; 2 - Revista Manchete e 3 - Acervo Fernando Bandeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário