quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Miss Brasília Internacional/Mundo/Universo 1963 – Denise Rocha de Almeida



Miss Brasília Internacional/Mundo/Universo 1963

Data: 8 de junho de 1963
Local: Brasília Palace Hotel

Número de Candidatas: 7

Resultados:
1º - Miss Iate Clube de Brasília – Denise Rocha de Almeida
4º lugar no Miss Brasil
Participou do Miss Distrito Federal 1959, perdendo para Vera Ribeiro, que seria coroada Miss Brasil Universo 1959.
Denise é carioca de Botafogo, filha do Almirante Ulysses Rocha de Almeida e a família de sua mãe, Dona Honorita, é do Pará. Tem 22 anos, cabelos pretos e olhos castanhos, mede 1,68m, pesa 57kg, e medidas: 96-60-94. Trabalha como manequim. Estudou no Colégio Regina Coeli.

2º - Miss Jockey Clube de Brasília – Maria Tereza Cantergiani
3º - Miss Clube Municipal & UNB – Vanda Pinto Borba

Demais candidatas:
4 – Miss Associação Recreativa Bancrévea – Suely Moura de Melo
É amazonense, tem 19 anos, cabelos pretos e olhos castanhos claros, mede 1,70m e é filha de Deputado Federal. Foi segunda colocada no Miss Brasília 1962, representando o Motonáutica Clube. Foi Miss Amazonas Internacional /Mundo/Universo 1962.

5 – Miss Caldas Novas Turismo Hotel – Terezinha Ferreira
6 – Miss Grêmio Esportivo Brasiliense – Janete Passos Muniz
7 – Miss Unidade de Vizinhança Nº 1 – Marilu Arruda

#Denise foi enfaixada por Edilson Cid Varela, que era Superintendente dos Diários Associados em Brasília.
#Na revista O Cruzeiro nº 40 de 13 de julho de 1963 com texto de Ubiratan de Lemos e Estela Lachter diz: “Sônia, da Socila, não gostou do desfile de Denise. Enquanto a moça dava voltas na passarela, a ensaiadora dizia diversos “mais rápido, Denise” que ela não escutou. Vai daí...”; contam ainda: “ ...e lágrimas de Miss Brasília quando se viu em quarto lugar, o único ensaio de briga foi quando Denise contava, na fila para a passarela, que não queria desfilar porque no júri estava “minha inimiga Vera Ribeiro.”
“Denise ( Miss Brasília) estava certa de que seria, desta vez, Miss Brasil nº 1. Fez sauna, regime, ginástica. Ao entrar entre as oito finalistas, seu sorriso era confiante.”
“Houve dois empates....O segundo foi entre Brasília e São Paulo. Foi a plástica de Denise contra o rosto sem jaça de Dirce. O corpo venceu. Mesmo assim, no quarto lugar, a morena Denise – miss quase-tudo de todas as passarelas – ficou inconsolável. Esperava conquistar, desta vez, o Miss Brasil.”....”Denise e a mãe não pouparam críticas aos juízes.”
#Denise tirou 5 pontos dos jurados. Ieda ficou com oito pontos.
#O traje típico que Denise apresentou no Miss Brasil chamava-se “Bandeirante do Século XX”, desenhado por Evandro de Castro Lima. Foto 2.
#Denise tem um irmão mais velho e uma irmã mais moça.
#Foi semifinalista no concurso Miss Nações Unidas 1964.
#Conforme informação de Daslan Melo Lima no seu blog Passarela Cultural: "Denise trabalhou na TV Tupi e foi a primeira pessoa do sexo feminino a entrar em um campo de futebol para entrevistar um jogador. " E diz ainda: "Ainda bonita , ela hoje é uma pacata professora carioca aposentada."
#A revista Manchete nº 1547 de 12 de dezembro de 1981 escreveu uma matéria sobre o famoso Mariel Mariscott. Essa reportagem, escrita por Vinícius Lima, conta que Denise Rocha de Almeida foi a última esposa de Mariel.

Fontes: Revistas Manchete e O Cruzeiro, citadas no texto. Revista Manchete nº 583 de 22 de junho de 1963; Revista Mundo Ilustrado nº 70 de 25 de abril de 1958.
Colaboração de Fernando Bandeira, Evandro Silva e Antonio Carlos Gomes de Castro.
Fotos: 1 e 3 - Revista Manchete nº 583 de 22 de junho de 1963; 2 - Revista O Cruzeiro nº 40 de 13 de julho de 1963 - Arquivo Raimundo Jr.

Um comentário:

Anônimo disse...

Denise Rocha de Almeida, era de um tipo bem brasileiro e grande "barraqueira". Representou o Flamengo e em se tratando deste clube, não poderia ser diferente. Era moradora da Tijuca e eu tenho um amigo no Rio, que fora vizinho dela e dissera-me ser uma característica da família, todos gostavam de confusão, não se referiu dirertamente ao chefe do clã, mas já no Maracananzinho, após o término do "Miss" Distrito Federal, a srª sua mãe, já saíra daquele recinto desgostosa, a culpar os jurados pela derrota da filha. Não entendo como Vera Ribeiro poderia ficar sua inimiga, se fora a grande vitoriosa da noite e com méritos, era muito mais bonita do que Denise e tinha melhores medidas. Na capa da revista "Manchete" com a cobertura do concurso, estão as duas de rostos colados, sorrindo, sem nenhum sinal de animosidade. Não lembro da capa da "O Cruzeiro" e das outras revistas que cobriram o evento. Abraços.