segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Misses e Futebol – A Pátria de Chuteiras




Misses e Futebol – "A Pátria de Maiôs" X "A Pátria de Chuteiras"

No Estádio Azteca, em 21 de junho de 1970 - contra a bicampeã Itália - o Brasil se tornaria Tricampeão Mundial de Futebol na Copa do México, ficando com a posse definitiva da taça “Jules Rimet”, que depois seria roubada e derretida, felizmente o caso foi desvendado, mas a taça se perdeu para sempre.
Para homenagear este que é o esporte mais popular no Brasil, Eliane Fialho Thompson (Miss Brasil Universo 1970), vestiu pela primeira vez um traje típico inspirado na roupa usada pelos jogadores de futebol brasileiros.
Em 1974, Sandra Guimarães de Oliveira usaria um belíssimo traje nos mesmos moldes, confeccionado pelo famoso costureiro Clodovil. Sandra usou este traje tanto no Miss Brasil como no Miss Universo. O Brasil não ganhou a Copa do Mundo de 1974, que foi na Alemanha.
Depois de Sandra nenhuma outra Miss Brasil Universo quis homenagear o futebol no desfile de trajes típicos.
No Miss Mundo 1994 Valquíria Melnik Blicharski (Miss Brasil Mundo 1994), também se vestiu de jogadora de futebol, já que neste ano o Brasil sagrou-se tetracampeão mundial na Copa do Mundo nos Estados Unidos da América.
No Miss Beleza Internacional 2004, a famosa Grazi Massafera apresentou-se com um traje típico homenageando o futebol brasileiro.
O precursor do futebol no Brasil foi o paulistano do Brás Charles Miller. Em 1894, depois de uma longa temporada na Inglaterra, Charles trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e as regras do jogo. Em nenhum outro país, o futebol fez tanto sucesso como no Brasil. Na época da copa do mundo de futebol a imprensa sempre se referia ao evento dizendo: “A Pátria de Chuteiras”. Da mesma forma na época dos concursos de misses noticiavam: “A Pátria de Maiôs”. O primeiro jogo oficial realizado no Brasil aconteceu em 15 de abril de 1895, e o primeiro time criado foi o São Paulo Athletic, em 13 de maio de 1888.
O Brasil é pentacampeão mundial de futebol. Que miss irá homenagear o futebol quando o Brasil ganhar o hexacampeonato?
"90 milhões em ação
Pra frente Brasil
Do meu coração
Todos juntos, vamos
Pra frente Brasil
Salve a seleção
De repente é aquela
Corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração
Todos juntos, vamos
Pra frente, Brasil, Brasil
Salve a seleção"
Marcha de Miguel Gustavo para a Copa de 1970.
Fontes: Globo.com, revistas Manchete e O Cruzeiro
Fotos: 1 - Manchete - time brasileiro de 1970; 2 - Eliane Fialho Thompson; 3 - Sandra Guimarães; 4 - Valquíria Blicharski e 5 - Grazi Massafera

Nenhum comentário: