quinta-feira, 29 de maio de 2008

Traje Típico - Brasília - Mariza Sommer



Um dos trajes mais bonitos apresentado por uma miss do Distrito Federal (Brasília) foi o de Mariza Sommer, em 1974.
Mariza Sommer foi terceira colocada no Miss Brasil e por isso foi escolhida a Miss Brasil Mundo 1974. Em Londres, no mesmo ano, Mariza classificou-se entre as semifinalistas no certame de Miss Mundo.
O Traje de Mariza é uma formidável homenagem aos “Dragões da Independência”.
Conforme o site da Presidência da República: “Dragões da Independência é o nome pelo qual o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas passou a ser chamado em 1927. São eles que fazem a guarda e segurança do Presidente da República”.
Em 13 de maio de 1808, por um decreto, D. João VI criou o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas.
A família real era defendida pelo regimento, que naquele ano refugiou-se no Brasil devido à invasão das terras luzitanas pelo exército francês, comandado pelo imponente Napoleão Bonaparte. Proteger o mandatário do poder no Brasil era uma atribuição do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas.
Ainda conforme o site da presidência: “eram os dragões (soldados da cavalaria) que acompanhavam D. Pedro I quando ele declarou a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. No famoso quadro de Pedro Américo, que retrata o “Grito do Ipiranga”, são eles que saúdam, com o Príncipe, a emancipação do país.”
O fardamento dos Dragões da Independência remonta ao século XIX, apresenta-se nas cores branco e vermelho, que desde a Idade Média são as cores tradicionais da cavalaria.
“Atualmente, os Dragões da Independência também se destacam como colaboradores no desenvolvimento de medicamentos em ciências veterinárias, visando o cuidado e o bem-estar dos animais da cavalaria.”

Foto: 1 - Revista Manchete e 2 - Desenho do site www.sgex.eb.mil.br, onde você poderá ler a explicação de todo a traje.
Fonte: Site Presidência da República

Um comentário:

Luiz Ricardo disse...

E com que garbo Mariza envergou esse traje na passarela do Miss B 74!!!