sexta-feira, 19 de junho de 2009

Miss Universo 2005 - Canadá - Natalie Glebova

Aturdido pelo fato do Miss Universe ser no dia 23 de agosto de 2009, fui pesquisar sobre as misses do nosso universo que mais tempo reinaram. Achava eu que: Dayana Mendoza ganharia com folga, visto que ela foi eleita em 14 de julho de 2008 e vai coroar sua sucessora somente em 23 de agosto de 2009, o que lhe daria um ano e 40 dias de reinado.
Inesperadamente fiquei pasmo e não me lembrei mesmo que a Miss Universo que mais tempo reinou foi: Natalie Glebova, do Canadá.
Natalie foi elegida em 31 de maio de 2005 e foi coroar Zuleyka Rivera em 23 de julho de 2006, dando a Natalie um reinado de um ano e 53 dias.
Na minha cansativa pesquisa vi que nossas duas "Miss Universo", Ieda e Martha reinaram por um ano e 11 dias e um ano e 6 dias, respectivamente.
A Miss Universo que reinou menos tempo foi Zuleyka Rivera de Porto Rico, com 10 meses e 5 dias, seguida de Bárbara Palacios Teyde com 10 meses e 6 dias.
Fiquei admirado que Mona Grudt, da Noruega, em 1990, reinou um ano e 32 dias.
Todas as outras reinaram por um ano, com pouca diferença a menos ou a mais.
Miss Universo 1974, da Espanha, Amparo Muñoz Quesada - se houvesse coroado sua sucessora-; e a Miss Universo 1988, da Tailândia, Porntip Nakhirunkanok reinaram exatamente por um ano completo.
Este ano de 2009 é a segunda vez na história do Miss Universo que o concurso cai em agosto, o outro foi em 1964.
Com certeza a próxima Miss eleita não completará um ano de reinado, a não ser que a organização do Miss Universo decida colocar seu calendário para agosto, quem sabe, tudo acontece....
Não considerei o fato de Oxana ter sido destronada, pois assim ela seria - anos-luz - a miss que reinou por menos tempo.

Foto: site Miss Universe

2 comentários:

J. Botafogo disse...

Olá Raimundo Júnior,
Mentalmente eu já sabia que Zuleika não passara um ano com a coroa e que o interstício deste ano havia ultrapassado os 12 meses. Valeu a pesquisa, deve ter sido trabalhosa, porém esclareceu o tempo de cada "Miss" Universo no trono.
Um abraço.

Marcia Bia disse...

Tudo mesmo pode acontecer. Em 2012, Leila Lopes teria o maior reinado da história e o MU seria na véspera do Natal, em 20 de dezembro.