domingo, 17 de outubro de 2010

Miss Fortaleza



A primeira Miss Fortaleza que se tem notícia foi Berenice Morais, em 1929.
No ano de 1930 temos a aclamação da segunda Miss Fortaleza, que foi Magnólia Cavalcante.
No período do concurso de Miss Ceará, que era patrocinado pelos Diários e Emissoras Associados, cobrindo o período de 1955 até 1980, nenhuma candidata concorreu a um concurso separado de Miss Fortaleza, as candidatas de Fortaleza sempre representavam seus clubes sociais.
Em 1960, a Miss Comercial Clube (Irineide Silveira), que ficou em segundo lugar no Miss Ceará 1960, recebeu de seu clube uma homenagem onde enfaixaram-na como Miss Fortaleza. Assim durante muitos anos a segunda colocada sempre recebia o título de Miss Fortaleza.
A primeira candidata a concorrer ao Miss Ceará com a faixa de Miss Fortaleza, só aconteceu em 2005, com Aline Kemp.
O primeiro concurso separado para a escolha de uma Miss Fortaleza foi em 2009, sagrando-se vencedora Kelly Barbosa. Por incrível que pareça, na quinta-feira acontecerá o segundo certame de Miss Fortaleza da história.

Fotos:
1 - Berenice Morais - Miss Fortaleza 1929 - do livro Momentos Inesquecíveis de Stenio Azevedo e Geraldo Nobre;
2 - Irineide Silveira - Miss Fortaleza 1960 - arquivo pessoal de Irineide Silveira;
3 - Kelly Barbosa - Miss Fortaleza 2009 - jornal Diário do Nordeste.

Um comentário:

Anônimo disse...

Irineide Silveira foi eleita Miss Fortaleza, pela Asssociacão dos clubes de Fortaleza,(Interclubes) insatisfeitos com a vitória da candidata de Crato. Desejaram prestar uma homenagem á
Fortaleza e à Irineide Silveira, favorita dos Fortalezenses,para o título de Miss Ceará. Na noite do cocurso, percebendo a insatisfacão do público, deram-lhe (Os Diários o Associados) o tútulo de vice-miss Ceará. Mads, semanas depois, a Associacão dos Clubes de Fortaleza, criou esse título passado-o á Irineide, no Comercial Clube, clube que representava.