quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Miss Brasil Internacional 1964 - Vera Lúcia Couto dos Santos

Mulata Bossa Nova – João Roberto Kelly
"Mulata bossa nova
caiu no hully-gully
e só dá ela
iê-iê-iê iê-iê-iê iê-iê
na passarela
a boneca está cheia de fiu-fiu
esnobando as louras
e as morenas do Brasil."

João Roberto Kelly escreveu esta marchinha para o Carnaval de 1965 inspirado na beleza e elegância de Vera Lúcia Couto dos Santos. Numa entrevista para o site fafafá on line, João Roberto Kelly relembra:
“Como foi compor “Mulata Bossa Nova”?
Um dia, eu fui a um concurso de Miss Brasil no Maracanãzinho e vi uma mulata quase negra evoluindo maravilhosamente com um “pisar” de passarela muito elegante, muito fora inclusive dos padrões que todas as mulatas encaravam qualquer movimento de passarela. Eu olhei e disse: “Que moça diferente, merece ser fotografada numa música”. Era Vera Lúcia Couto. Me pergunta se eu gosto de mulata? (risos).”
Fonte: http://www.bafafa.com.br/default.asp
Foto: Revista Manchete

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Raimundo Jr.todos sabemos que o Brasil é um país sem memória. Em se tratando de concurso de beleza, a situação piora. Eu lamento muito a geração atual não saber o "rebu" feito por Vera Lúcia em 1964. Apesar do racismo mais latente naquela época, ela conseguiu superar as diferenças e entrou com tudo no "Miss" Brasil, representando o Estado da Guanabara, e só não saiu vencedora por ter como concorrente a represetante do Paraná, que além de bonita, branca, com lindos olhos claros, intelectual, chegada da Alemanha onde estudara e falando alemão fluentemente, lendo os grandes clássicos da literatura da terra de Wagner e de postura impecável, deixando o segundo lugar para a "Miss" que o clube Renascença presenteou aos cariocas, para representá-los no mais popular certame de beleza brasileiro, dando-lhe o direito de representar nosso país em Long Beach, abocanhando o título de "Miss" Fotogenia, além de na classificação geral conquistar o terceiro lugar, perdendo o título para uma filipina sem graça e o 2º lugar para uma americana que a mídia brasileira não tomou conhecimento. Em compensação, apesar de toda essa glória, no carnaval só deu ela, Vera Lúcia Couto dos Santos, com a marchinha "Mulata Bossa-Nova", composta por João Roberto Kelly em sua homenagem, interpretada magistralmente pela "Rainha do Rádio", Emilinha Borba, sendo naquele ano a música vencedora dos folguedos momescos e lembrada muito até nos dias de hoje nos salões carnavalescos. Abraços.

Raimundinho Junior disse...

Caro João Botafogo, tudo bem?
Que legal seu texto sobre Vera Lúcia Couto dos Santos, obrigado por contribuir com o blog, suas opiniões sempre são muito benvindas, você sempre demonstrando conhecimento no mundo das misses. Obrigado!

Anônimo disse...

Muito obrigado Raimundo Jr. a minha bagagem cultural a respeito das misses não é grande, são recordações da época e colaboro conforme a ajuda da minha memória, às vezes incorro em lápsos.
Feliz Natal e um bom 2008!

anikakinho disse...

olha, sempre vou amar vera lucia, a mulher mais bonita deste país. abraços e se você tem notícias de vera. comunique-se comigo. anikakinhojm@hotmail.com