terça-feira, 22 de maio de 2007

Traje Típico 1962 - Brasil Universo - Bahia - Maria Olívia Rebouças Cavalcanti



Ubiratan de Lemos escreveu em O Cruzeiro:
A “baiana” de Maria Olívia não fez sucesso. Aliás, a propósito, Miss Brasil lembrou que as “baianas” brasileiras têm fracassado. E ela mesma pensou em lançar um novo traje: “Maria Bonita”. Mas não levou adiante a idéia porque não havia mais tempo de criar e confeccionar o modelo. Fica, porém, como sugestão para as representantes do Brasil nos anos vindouros.”

Ubiratan de Lemos e Maria Olívia Rebouças, de forma loquaz, apregoaram que as nossas primeiras misses, de 1954 até 1962, que usaram o famoso “traje de baiana” estilizada, na maioria das vezes, não dava sorte. Realmente, no ano seguinte, uma gaúcha, usando um traje típico de sua terra, o "chiripá", ganharia o Miss Universo pela primeira vez, para o Brasil.
Contudo, de forma alguma, eles estavam totalmente certos em seus julgamentos, pois passado um lustro depois da eleição de Ieda Maria Brutto Vargas; uma professora baiana de Salvador, Martha Maria Cordeiro Vasconcellos, vestindo o formoso traje de baiana, numa criação de Evandro de Castro Lima, trouxe também para o Brasil, nossa segunda e última coroa de Miss Universo.

Fonte: Revista O Cruzeiro nº 42 de 28 de julho de 1962.
Fotos de Indalécio Wanderley para O Cruzeiro. Na primeira foto vemos Maria Olívia com a Miss Japão (Kasuko Hirano).

Nenhum comentário: