quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Aldemir Martins e Sandra Penno Rosa



Folheando uma revista Fatos e Fotos deparei-me com uma foto em que vemos Sandra Penno Rosa(Miss São Paulo 1965), preparando sua mala para viajar para os EUA e, em cima de sua cama, um quadro de Aldemir Martins, o célebre artista plástico cearense.

Em quase todos os concurso de beleza internacionais, as organizações sempre solicitam de suas delegadas que levem um "souvenir" de seu país para ser leiloado, ou para presentear às futuras amigas, ou também para presentear um governador ou prefeito.

Em 1965, a Miss Brasil Beleza Internacional, a paulista Sandra Penno Rosa, levou em sua bagagem uma gravura do artista plástico cearense Aldemir Martins, que se intitulava "O Cangaceiro", para presentear - tradição desde o início do concurso - o prefeito de Long Beach, na Califórnia, nos EUA, onde aconteceria a sexta edição desse certame.

No texto da revista de André Kallás diz que o quadro foi cedido por Aldemir.

O pintor, desenhista e gravador, Aldemir Martins, nasceu em Ingazeiras, no vale do Cariri-CE, em 8 de novembro de 1922. Era autodidata e foi um dos fundadores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas de Fortaleza, onde atuou até 1945. Fixou residência em São Paulo a partir de 1946, onde lecionou no Museu de Arte. Participou de várias bienais e ganhou muitos prêmios nacionais e internacionais. Sempre se dedicou a temas nordestinos. Pintava personagens de sua terra e gostava de pintar gatos, que é sua marca registrada.

"O Cangaceiro" deu sorte a Sandra, pois ela acabaria trazendo o quinto lugar no concurso, para o Brasil.

"O pintor é químico, filósofo e pensador. Químico porque tem que saber e entender de misturas. Filósofo porque tem que trabalhar com a vida. E pensador porque o pintor fica muito sozinho enquanto cria. Produzo muito melhor quando estou feliz." Aldemir Martins

Fonte: Dicionário de pintores do Brasil de João Medeiros.
Fotos: 1 - Fatos e Fotos nº 237 de 14 de agosto de 1965 e 2 - Escritório da Arte

Nenhum comentário: